quarta-feira, setembro 13, 2006

Notícias preocupantes...

Pentágono alvo de inquérito

por suspeitas de ter enganado investigadores e público em relação ao 11 de Setembro

A comissão que analisou a reacção norte-americana aos ataques do 11 de Setembro admitiu abrir um inquérito ao Pentágono, suspeito de ter enganado os investigadores e o público, segundo a edição de hoje do Washington Post, citada pela agência Lusa.

De acordo com o jornal, a comissão encontrou divergências entre as declarações dos responsáveis do comando do espaço aéreo norte- americano (NORAD) e a administração federal de aviação (FAA) acerca dos desvios dos aviões de Setembro de 2001.

A comissão, durante uma reunião secreta no final da sua investigação em 2004, considerou que aqueles responsáveis tinham sem dúvida infringido a lei ao fazer falsas declarações para tentar dissimular a sua reacção inadequada após os desvios, afirmaram ao diário fontes próximas do dossier.

Os investigadores decidiram então passar o dossier não ao Departamento de Justiça, mas aos inspectores-gerais dos Departamentos da Defesa e dos Transportes.

O relatório dos inspectores está concluído, explicou uma porta- voz da FAA ao jornal, sem revelar o seu conteúdo.

Durante os dois anos que se seguiram aos ataques, o Pentágono afirmou ter reagido rapidamente.

Mas a comissão, após ter escutado cassetes áudio, concluiu que a força aérea nunca chegou a ter os aviões desviados na sua linha de mira.

In Portugal Diário de 2 de Agosto de 2006

Sem comentários: