terça-feira, setembro 26, 2006

"Uma Verdade Inconveniente"


Não será, seguramente, um candidato aos "Óscares" da Academia, mas será indubitávelmente um dos mais importantes filmes a ver dos últimos tempos. "Uma Verdade Inconveniente" é um documentário construído na primeira pessoa, narrado pelo senador Al Gore, num registo documental bastante acessível e sempre suportado por dados concretos e científicos.
Não é um filme "espectacular", nem irá ficar na história do cinema pelos seus créditos artísticos, mas ser-lhe-à reservado um lugar de destaque como um dos "projectos" globais mais importantes deste início de século, pela acuidade e "coragem" do seu autor... Obrigado Al Gore. Este é um filme que deveria ser "obrigatório" nas escolas... e não só.
Destaques também no "A Sombra" e "Quinta do Sargaçal"... (Xucrán)!
(Para aceder ao endereço oficial do filme basta "clicar" na imagem)

segunda-feira, setembro 18, 2006

O filme da semana...

Chama-se "A Caminho de Guantánamo" e ainda pode ser em algumas salas de cinema do "Grande Porto". Foi o filme que venceu o prémio de melhor realização na edição deste ano do Festival Internacional de Cinema de Berlim... O "poster" que se apresenta é a versão não censurada do cartaz de apresentação... (Gostávamos de saber o porquê da censura, afinal não se trata de nenhum "cartoon...)
«Parte ficção, parte documentário, "A Caminho de Guantanamo" é um olhar que nos leva ao interior da mais polémica prisão americana. O filme relata a história de três muçulmanos britânicos que estiveram detidos durante dois anos, em Guanánamo, Cuba, sem qualquer acusação. Conhecidos como "Os Três de Tipton", numa referência à sua cidade natal no Reino Unido, os três homens tinham deixado o Reino Unido para assistir a um casamento no Paquistão e acabaram capturados e detidos. Foram libertados ao fim de dois anos sem qualquer acusação.

Numa altura em que voltam a estar na mesa as suspeitas de violações dos direitos humanos nas prisões americanas e em que o Presidente George W. Bush admite estar a "estudar todas as possibilidades" para Guantanamo, antevendo a hipótese do seu encerramento, o filme de Michael Winterbottom ("9 Canções", "24 Hour Party People") lança novas achas para o debate.
"A Caminho de Guantanamo" ganhou o Urso de Prata para Melhor Realizador no Festival de Berlim, em 2006.»
In PUBLICO.PT
Para aceder ao endereço oficial do filme e ver mais pormenores basta "clicar" na imagem.

II ECOWOOD 2006


O CEMAS - Centro de Modelação e Análise de Sistemas Ambientais, da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa - vai realizar a 2.ª edição da conferência "EcoWood", entre os próximo dias 20 e 22 de Setembro.
"Os principais objectivos da conferência são, por um lado, a divulgação dos últimos resultados do desenvolvimento de processos e/ou produtos derivados da floresta, ou de outras fontes de fibras naturais, mas com a especificidade de implicarem um menor impacte ambiental negativo do que os produtos/processos tradicionais, e, por outro lado, o de se constituir como um fórum onde investigadores e empresários poderão trocar experiências e discutir os sus interesses nas áreas da conferência." (...)
Para obter mais informações (clicar aqui)

quarta-feira, setembro 13, 2006

Notícias preocupantes...

Pentágono alvo de inquérito

por suspeitas de ter enganado investigadores e público em relação ao 11 de Setembro

A comissão que analisou a reacção norte-americana aos ataques do 11 de Setembro admitiu abrir um inquérito ao Pentágono, suspeito de ter enganado os investigadores e o público, segundo a edição de hoje do Washington Post, citada pela agência Lusa.

De acordo com o jornal, a comissão encontrou divergências entre as declarações dos responsáveis do comando do espaço aéreo norte- americano (NORAD) e a administração federal de aviação (FAA) acerca dos desvios dos aviões de Setembro de 2001.

A comissão, durante uma reunião secreta no final da sua investigação em 2004, considerou que aqueles responsáveis tinham sem dúvida infringido a lei ao fazer falsas declarações para tentar dissimular a sua reacção inadequada após os desvios, afirmaram ao diário fontes próximas do dossier.

Os investigadores decidiram então passar o dossier não ao Departamento de Justiça, mas aos inspectores-gerais dos Departamentos da Defesa e dos Transportes.

O relatório dos inspectores está concluído, explicou uma porta- voz da FAA ao jornal, sem revelar o seu conteúdo.

Durante os dois anos que se seguiram aos ataques, o Pentágono afirmou ter reagido rapidamente.

Mas a comissão, após ter escutado cassetes áudio, concluiu que a força aérea nunca chegou a ter os aviões desviados na sua linha de mira.

In Portugal Diário de 2 de Agosto de 2006

segunda-feira, setembro 11, 2006

Contra o terrorismo...


Há cinco anos caíam as torres gémeas do World Trade Center, fruto de um dos mais ignominiosos atentados terroristas da história. Há cinco anos todos éramos americanos... Porém, na altura, poucos foram os que tentaram perceber o que se tinha passado. Poucos foram os que se questionaram e que tentaram obter explicações para tudo o que aconteceu... Para a maioria bastou-lhes a "explicação oficial". Uns porque, em estado de choque, não queriam pensar. (As bombas são diferentes consoante vistas de cima, ou de baixo, como era agora, pela primeira vez, o caso...), outros porque não queriam ser apelidados de anti-patriotas, ou mesmo terroristas. E, para isso, bastava duvidar das palavras do poder e da "versão oficial". Funcionou a censura e a auto-censura (as imagens do Pentágono não mais foram vistas, p. e.). Após cinco anos, porém começam-se a ouvir muitas vozes, cada vez mais e mais fortes a exigir saber o que realmente sucedeu naquele dia, pois muitas perguntas permanecem sem resposta, até hoje...
Um dos mais "incómodos" documentos que a América produziu chama-se "Loose Change" e coloca muitas (demasiadas) questões destruindo por completo a "versão oficial" dos atentados. (Para visualizar o documentário basta clicar no título sublinhado).
Também em 11 de Setembro de 1973 a maioria preferiu aceitar a "versão oficial" dos acontecimentos passados no Chile, fechando os olhos ao "terrorismo de Estado" perpetrado contra um estado soberano e contra um presidente eleito por escrutínio democrático, cuso resultado se saldou pelo próprio assassínio do Presidente (Salvador Allende - a "versão oficial" diz que se "suicidou"...) e pelo assassínio e desaparecimento de mais de meio milhão de pessoas. A história encarregar-se-ia de trazer a verdade à superfície...
O terrorismo não tem côr. Não há terrorismo preto nem terrorismo branco... Por outro lado é impossível ser contra o terrorismo sem ser contra a guerra, pois todas as guerras são sempre géneros de terrorismo. Todas as formas de terrorismo são igualmente condenáveis, sendo que não podemos lançar pedras ao ar esperando que estas nunca nos caiam em cima das nossas próprias cabeças!...

quinta-feira, setembro 07, 2006

Congresso sobre Turismo Cultural

O Instituto Politécnico de Leiria promove, durante os dias 29 e 30 de Novembro próximos o congresso "Turismo Cultural. Territórios e Identidades". (Clicar na frase sublinhada para aceder a mais informações).