quinta-feira, maio 18, 2006

Exibição do filme "A utopia do Padre Himalaya"

Conversas na Sede (da Associação Campo Aberto)
Com o Professor Doutor Jacinto Rodrigues














Esta sexta-feira, dia 19, pelas 21h30, na sede da Campo Aberto
(Rua de Santa Catarina, 730 - 2º), será exibido o filme "A utopia do Padre Himalaya", realizado por Jorge António e que será apresentado pelo Prof. Jacinto Rodrigues, autor do livro "A Conspiração Solar do Padre Himalaya", que inspirou o filme.

Trata-se de uma obra cinematográfica sobre a vida e obra de uma personalidade extraordinária, o padre Himalaia, falecido em 1933, sacerdote católico, grande viajante, espírito humanista e cientista - autor de uma «máquina solar» que pode ser considerada precursora da actual tecnologia solar energética e que foi apresentada na Exposição de St. Louis (EUA) em 1904, onde recebeu um grande prémio.


Vimos por este meio convidar todos os sócios e amigos da Campo Aberto para este evento, cujo interesse não é de mais salientar - quer pelo filme, quer pela intervenção esclarecedora de Jacinto Rodrigues.


Jacinto Rodrigues é Professor Catedrático da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde rege actualmente a cadeira de Ecologia Urbana, e investigador do Centro de Estudos Africanos da Faculdade de Letras da mesma Universidade. É autor de diversos livros sobre Urbanismo, Ecologia, História da Arte e Arquitectura.


Foto: Padre Himalaya numa fotografia datada de 1902. (Arquivo Professor Jacinto Rodrigues)
Informação retirada do blog da Associação Campo Aberto

2 comentários:

Anónimo disse...

Há alguma sessão prevista em lisboa, exibição do filme, presença de Jacinto Rodrigues.
Se não há como se pode começar a organizar, qual a disponibilidade, que custos envolve.

Fernando Oliveira
oficina@oniduo.pt

Associação Por Boassas disse...

Caro Fernando Oliveira
"A Utopia do Padre Himalaya" foi já exibido em Lisboa algumas vezes. A última foi, inclusive, aqui (http://desenvolvimentoecologico2.blogspot.com/2005/12/sustentabilidade-e-eficincia-energtica.html)anunciada. Iremos, de qualquer forma, tentar responder às suas questões o mais rapidamente possível. Entretanto muito agradecemos o seu interesse. Até breve.
Manuel da Cerveira Pinto